Grãos integrais | Empório Bem Estar Mais
logo
    • 4 DEZ 2013
    Grãos integrais

    Os cereais integrais são simplesmente grãos de várias culturas que ainda contêm todas as partes comestíveis, ou seja, após a moagem, contêm todas as três partes do grão (endosperma, farelo e germe) em suas proporções originais. Os alimentos integrais são importantes para a nossa dieta, pois contêm mais de fibra e estão cheios de proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes das plantas. Quais são os benefícios dos grãos?

    Existem fortes provas científicas que comprovam que os grãos integrais protegem contra doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, obesidade e câncer.

    DOENÇAS CARDIOVASCULAR (DCVs): As DCVs são responsáveis por cerca de 44% das mortes na Europa (homens) e 38% (mulheres), os grãos integrais são bons para a saúde do coração e a ingestão de apenas 3 porções por dia pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em 30%.

    OBESIDADE: Cerca de 15% da população belga tem um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30. No Reino unido é de 25% da população e nos Estados Unidos é quase 40%. As estatísticas sobre crianças obesas são alarmantes também. As evidências mostram que uma dieta rica em grãos integrais pode controlar o ganho de peso e a obesidade.

    CÂNCER: Na Europa, Portugal, Dinamarca e Bélgica são os países com o maior índice de mortalidade devido ao câncer. Uma dieta rica em grãos pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer em até 35%.

    Quanto alimento devo ingerir?

    As diretrizes que dizem respeito ao consumo de grãos integrais diferem em todo o mundo, mas o consenso geral aponta que a maior porção de ingestão de grãos deve vir de grãos integrais. Por exemplo, nos Estados Unidos, é recomendado o consumo de pelo menos três porções por dia, que é igual a 16g de grãos inteiros, ou seja pelo menos 48 g devem ser consumidas diariamente. Muitos de nós não comemos grãos integrais suficientemente. A fim de aumentar o consumo, as pessoas querem produtos à base de grãos integrais que sejam fáceis de identificar, amplamente disponíveis, simples de comer ou preparar, e com qualidades sensoriais excelentes.